O Movimento Escalada foi introduzido na Paróquia São José (Osvaldo Cruz – SP) em 1984 pelo saudoso Padre José Maria Louvera, e, desde então, estamos realizando nossos encontros sempre com mais de 50 jovens, aqui e pelo país, bem como fazendo semanalmente nossas reuniões, com um comparecimento médio também de 60 jovens.
O Movimento tem como objetivo o aprofundamento dos seguintes valores:
a) Personalidade – Descoberta da natureza;
– Descoberta do próprio Eu e sua MISSÃO – VOCAÇÃO;
– Descoberta do outro;
b) Família e Igreja;
c) Deus – Jesus Cristo – Eucaristia.
Proporciona também ao adolescente um clima favorável para experimentar um tempo forte na sua formação humana e religiosa.
Tem ainda como metas promover o intercâmbio de adolescentes com 15 anos ou mais, de diferentes grupos, localidades e classes sociais, além do exercício experimental de vivência do momento presente.
Hoje, passamos dos 34 anos de contínua existência, somos mais de 3.300 alpinistas em nossa Paróquia que, por três dias, abriram seu coração e mente para ouvir, refletir e partilhar sobre as coisas da natureza, família e Deus, deixando os prazeres momentâneos e efêmeros da vida para buscar algo mais concreto, que realmente valesse e valha a pena.
No início, em 1984, eram aproximadamente apenas 30 jovens imbuídos de vontade, e tal vontade foi sendo multiplicada, sempre valorizando a unidade e partilhando a fraternidade, numa verdadeira, sincera e pura amizade. Hoje, com certeza, o resultado daquele esforço foi e está sendo recompensado, afinal, já foram realizadas em nossa Paróquia 61 escaladas.
O Movimento foi e é importante para todos, desde os inúmeros jovens que por ele passaram e também para a comunidade, afinal como o próprio nome diz é um constante movimento, onde não ficamos parados, estando sempre a procura do aperfeiçoamento interior, do auxílio àqueles que necessitam e também, por consequência, auxiliando toda a comunidade, afinal busca-se sempre a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Não se pode deixar de citar a frase: “Vale a pena investir no jovem”, a qual era constantemente expressa pelo Padre José Maria, sendo repleta de sabedoria.